segunda-feira, julho 15, 2024
Tecnologia

Pacto Goiás pela Inovação impulsiona avanços tecnológicos em Goiás

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomercio) foi palco, nesta quarta-feira (10), da 11ª reunião do Conselho Gestor do Pacto Goiás Pela Inovação, do qual a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) é coordenadora. Representantes de diversas instituições reuniram-se em um ambiente de colaboração e comprometimento com o desenvolvimento tecnológico de Goiás.

“Esta reunião marca um momento crucial para o desenvolvimento tecnológico de Goiás”, afirmou Raphael dos Santos Veloso Martins, subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti. “O mapeamento do ecossistema de inovação é fundamental para entendermos nossos pontos fortes e identificarmos áreas de oportunidade para o crescimento.”

O cronograma do evento incluiu atividades estratégicas, destacando-se a apresentação e votação das instituições suplentes do conselho gestor, que fortalecerão a governança do Pacto. Em seguida, as ações do Macrodesafio Informação foram apresentadas, incluindo o mapeamento do Ecossistema de Inovação Goiano 2023 e o mockup da plataforma de Inteligência de Negócios, fundamentais para compreender o cenário atual e planejar os próximos passos.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do Programa AceleraGO, uma iniciativa que visa impulsionar ideias e modelos de negócios inovadores em diversas áreas, conectando empreendedores, oferecendo mentorias especializadas e capacitando-os para o sucesso. A iniciativa, que terá 2ª edição lançada em maio deste ano, representa um apoio importante ao ecossistema de inovação local, fornecendo as ferramentas necessárias para que projetos possam se desenvolver e prosperar.

A próxima edição do Programa AceleraGO contará com 24 categorias de análise e uma gama de benefícios oferecidos aos participantes, incluindo mentoria, conexão com investidores e capacitações especializadas. Essa estrutura robusta garantirá o impacto positivo dos projetos selecionados, impulsionando a inovação e o desenvolvimento econômico de Goiás.

Além disso, foram discutidas sugestões para o Ciclo de Palestras, que ocorrerá no dia 24 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O evento contará com uma mesa redonda sobre reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas, destacando a importância de uma abordagem inovadora para impulsionar o crescimento econômico e a competitividade do estado.

Entre outras ações no âmbito do Pacto Goiás pela Inovação, foi realizada uma pesquisa, incluindo o mapeamento do Ecossistema de Inovação Goiano 2023, benchmarking com estudos nacionais e internacionais, e a análise de dados secundários de diversos órgãos governamentais e entidades privadas. O material detalhado permitiu uma compreensão abrangente do cenário atual e identificação de oportunidades para o futuro.

O Pacto

O Pacto Goiás pela Inovação foi lançado em março de 2023 e reúne mais de 60 entidades e órgãos da chamada quádrupla hélice de inovação, formada por representantes do governo, universidades, empresas e sociedade civil organizada, que, de alguma forma, colaboram para o desenvolvimento do Estado, por meio da ciência, tecnologia e inovação.

Calvin Carter
the authorCalvin Carter

Deixe um comentário