Noticias

Empreendedorismo: O seu sonho vale a pena? Como começar!

O que é empreendedorismo? De acordo com o dicionário, empreendedorismo significa a capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios, além da iniciativa de implementar mudanças em empresas já existentes, com alterações que envolvem inovação e riscos.

Para trilhar esse caminho é preciso, entre outras características, ter visão de futuro e coragem para assumir estes riscos. Afinal, você é o seu próprio patrão e o sucesso do seu negócio depende muito de sua dedicação e planejamento.

No caso da Filomena Siqueira, que concilia uma dupla jornada de trabalho como empreendedora na área de pesquisa educacional e gerente em políticas educacionais em outra organização de São Paulo, ter um CNPJ foi parte de sua trajetória de crescimento.

“Um dos trabalhos que eu consegui, fez uma proposta via CNPJ, então eu teria que emitir nota fiscal ao final de cada mês. Quando tive essa oportunidade eu fui buscar como fazer isso e as opções que existiam”, conta Filomena.

O caso da Filomena é muito comum, principalmente nos dias atuais, com a popularização do formato de contratação como PJ, no qual empresas terceirizam parte de suas atividades contratando outras empresas através de um contrato de prestação de serviços.

Conheça mais sobre como ela passou a se ver como empreendedora e quais os passos para que você também possa tirar este sonho do papel.

Do sonho do negócio próprio à ação
Depois de passar alguns anos como Microempreendedora Individual – MEI -, Filomena percebeu que a área de pesquisa educacional oferecia uma ótima oportunidade de crescimento.

“Depois que eu troquei de emprego e fui desenvolvendo cada vez mais pesquisas, o MEI não cabia mais. As pesquisas foram crescendo e o faturamento também, e eu precisei desenquadrar desta modalidade e virar uma microempresa”.

Para transformar o sonho do empreendedorismo de negócio próprio em realidade, alguns passos são fundamentais para aumentar suas chances de sucesso:

Avalie seu perfil
Entenda as opções disponíveis
Pesquise e organize as ideias
Crie um plano de negócios
Formalize a sua empresa

  1. Avalie seu perfil
    Se conhecer e entender o seu perfil profissional é um passo muito importante na construção de uma carreira de sucesso.

Isso porque a definição de sucesso é pessoal e busca suprir as necessidades individuais de cada um: qualidade de vida, flexibilidade de jornada, remuneração, reconhecimento e outros tantos aspectos.

De acordo com Filomena, “cada pessoa vai dar um significado para o sucesso”, mas para ela, “é sobre ter uma boa carreira, gostar e se sentir realizado com o que faz”.

Mais do que isso, o que diferencia as pessoas de sucesso é “a postura de quem está disposto e busca olhar para as situações difíceis de uma maneira positiva”, complementa ela.

Então, é importante refletir o que é importante para você e o quanto você está disposto a enxergar os problemas e adversidades com outros olhos.

Quem trabalha com carteira assinada tem mais estabilidade financeira, mas também possui limitações de crescimento. Tem mais controle da rotina de horários e um plano de carreira, porém menos autonomia no trabalho e quase nenhum poder de decisão na empresa.

Já quem decide empreender tem mais oportunidades de trabalho e pode alavancar seu faturamento, porém a função exige dedicação e alguns sacrifícios sociais. Ser dono do próprio negócio também traz total autonomia de gestão e decisão, mas aumenta a responsabilidade e os riscos.

Ou seja, não existe um caminho correto ou ideal, e sim aquele que faz mais sentido para você, neste momento.

  1. Saiba as opções disponíveis
    Ao decidir pelo empreendedorismo, é importante que você entenda melhor quais as opções disponíveis para a abertura do CNPJ e os impactos de suas escolhas na rotina e custos na empresa.

Por exemplo, quando a Filomena iniciou sua empresa, ser uma Microempreendedora Individual – MEI – era o mais vantajoso, mas depois que o faturamento aumentou e a empresa precisava acompanhar esse crescimento, surgiram dúvidas e inseguranças.

“Quando desenquadrei do MEI, eu não sabia o que fazer. Como é que faz para ser microempresa? Dá pra fazer pela internet, como foi com o MEI? Devo levar um documento na Prefeitura? E então isso me pareceu muito complicado”.

E sem dúvidas, para quem não tem familiaridade com os processos e rotinas de uma microempresa, a abertura de um CNPJ – ou desenquadramento do MEI – pode ser assustador.

Por isso é fundamental que você busque auxílio especializado para que possa entender como sua empresa pode ser criada, quais as naturezas jurídicas disponíveis, regimes tributários, atividades que precisam ser incluídas, e muito mais.

“Perguntei para amigos, busquei na internet e entrei em contato com diversos contadores na época, durante quase três meses”, conta Filomena. “Cheguei a ver o site de algumas contabilidades digitais, mas não clicava pois já parti do pressuposto que iriam complicar mais do que resolver e não sabia se era confiável ou não”.

Depois de uma propaganda de rádio, Filomena conheceu a Contabilizei e resolveu arriscar. “O processo me surpreendeu bastante, e funcionou. Rapidamente eu estava com o CNPJ da minha microempresa em mãos e podendo emitir notas fiscais”, explica ela.

Você pode buscar uma contabilidade tradicional ou uma contabilidade digital, como é o caso da Contabilizei, o importante é saber que esta contratação é obrigatória para todas as empresas, com exceção dos MEIs, combinado?

  1. Pesquise e organize as ideias e o tempo
    Outro passo importante para garantir as chances de sucesso do seu negócio próprio é conhecer e organizar suas ideias, analisando cada ponto de melhoria, riscos e oportunidades do segmento.

Faça pesquisas de mercado, converse com potenciais clientes e fornecedores, entenda como o fluxo da operação acontece e como você pode estruturar sua empresa para ter ainda mais sucesso.

O tempo também precisa ser organizado, afinal de contas além de empreendedor você também tem outras áreas da vida para se dedicar.

“Apesar de trabalhar muito e ter um dia muito extenso, tem muita coisa que cabe. Tem todo um conjunto de atividades da vida pessoal que eu não abro mão. Equilíbrio e organização permitem fazer muita coisa no dia”, conta Filomena.

  1. Crie um plano de negócios
    Criar um plano de negócios pode fazer toda a diferença na hora de planejar e controlar suas metas profissionais.

Para isso, é necessário além de conhecer o fluxo da operação, simular cenários, considerando os impostos, aluguel do espaço físico – quando necessário -, contratação de colaboradores, produtos e serviços que serão ofertados e precificação dos mesmos, despesas com contabilidade, entre outras atividades que vão economizar seu tempo e dinheiro se forem planejadas com antecedência.

Busque o máximo de suporte que conseguir nesta etapa, pois é comum que nem todas as áreas necessárias estejam em seu domínio técnico.

A contabilidade escolhida, por exemplo, poderá auxiliar com as questões burocráticas da abertura, percentuais e variáveis de impostos e muitos conceitos que serão úteis para que você não apenas monte seu plano de negócios, mas acompanhe a evolução das metas estipuladas nele.

Outra dica de ouro é “ter energia e não esperar apenas zonas de conforto”, como diz Filomena. Ela acrescenta que cada um tem sua forma de ver a vida e priorizar demandas, então não funciona como uma receita mágica, mas o esforço e alguns sacrifícios são necessários para construir algo que faça sentido para você. “Vale a pena, tem que dar duro mesmo”, afirma.

  1. Formalize a sua empresa
    O trabalho como empreendedor começa muito antes da abertura do CNPJ, mas este é o momento no qual você se torna um empresário perante a Receita Federal e demais órgãos fiscalizadores.

E é um momento que exige muita atenção, pois uma abertura de empresa em um formato inadequado pode comprometer em muito o orçamento planejado e causar muitos transtornos.

A dica nesta etapa é contar com profissionais especializados no seu segmento de atuação, que entendam as suas necessidades e orientem sobre todas as opções disponíveis e prós e contras de cada uma delas.

Com o Contabilizei Experts você tem acesso ao serviço de contabilidade, abertura gratuita do CNPJ, atendimento direto com um assessor especialista na sua área de atuação, consultoria tributária e suporte na gestão financeira, pagamento de contas, emissão de notas fiscais e até cobrança de clientes.

Para Filomena, “olhar em retrospectiva é curioso, pois você pode se surpreender com as coisas que conquistou até ali. Os erros fazem parte do amadurecimento profissional e apenas com os nossos próprios, conseguimos aprender.”

Se ela pudesse voltar no tempo, ela diria a si mesma para ter mais intenção em suas ações. “Acredito que o processo seria mais rápido”.

Então que tal começar a construir – com intenção e planejamento – o sonho do negócio próprio?

Calvin Carter
the authorCalvin Carter

Deixe um comentário