terça-feira, outubro 8, 2024
Noticias

Como surgiu o dia da filantropia? Com Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini

Ana Lúcia Lopes PaneguiniAna Lúcia Lopes Paneguini

Você sabia que existe um dia para comemorar a filantropia? Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que guardar um dia para comemorar essa ação tão humanitária é muito importante. Confira, neste artigo, como surgiu o dia nacional da filantropia e qual sua importância.

O que é filantropia? 

“Filantropia” é um termo um tanto conhecido, porém poucas pessoas sabem o seu real significado. Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini afirmam que a filantropia é um modo de expressar bondade à humanidade sem fins lucrativos, isto é, são doações e caridades feitas por livre e espontânea vontade para ajudar pessoas que precisam.

Instituições filantrópicas: o que são?

Instituições filantrópicas ou entidades filantrópicas, são organizações e ONGs que se empenham, sem fins lucrativos, para ajudar determinada instituição que atende a diferentes comunidades. O filantropo Wemerson Paneguini afirma que elas podem ser hospitais, escolas, restaurantes, comércios diversos e até pessoas físicas, não existe um requisito básico para ser uma instituição filantrópica.

O dia nacional da filantropia: como surgiu

A pauta sobre a filantropia foi levada ao senado em 2017, porém, o dia nacional da filantropia foi criado a partir de um projeto de lei PL 2.117/2019 que apresentava questões e razões para que esse dia existisse, e, felizmente, foram suficientes para que esse projeto fosse aceito. A filantropa Ana Lúcia Lopes Paneguini afirma que o Diário Oficial da União comunicou em 2020 que o dia 20 de outubro seria o dia oficial da comemoração da filantropia no Brasil.

Qual a importância da filantropia?

Atualmente, a prática da filantropia é uma das ações mais importantes para milhares de brasileiros que são beneficiados por essa iniciativa. Muitos cidadãos, em destaque as pessoas que compõem as comunidades de baixa renda, dependem de atendimento público de saúde e educação, assistência social e outros benefícios que podem ser promovidos com a filantropia.

Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini afirmam que se envolver na ajuda de muitas lutas é um ato de muita bondade. Existem diversas instituições que precisam de auxílio para atender diversas pessoas e, com a filantropia, essas instituições são impulsionadas e ajudadas a continuarem atendendo muitos indivíduos em vulnerabilidade em diversas regiões do país e até fora dele.

Optar pela filantropia é uma iniciativa de boas obras e comprometimento com o desenvolvimento de uma sociedade mais empática. Assim, é possível incentivar mais pessoas a realizarem atos benéficos para muitas ONGs, plantando, assim, a vontade de, cada vez mais, lutar por um mundo melhor e contornar a desigualdade.

Calvin Carter
the authorCalvin Carter

Deixe um comentário